2022-08-172022-08-172022978-987-702-571-2http://hdl.handle.net/2133/24125O capítulo proposto trata de produção relativa ao recorte de projeto de pesquisa mais amplo desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Educação Infantil e Subjetividade – GPEIS, que ocorre de 2019 a 2022 junto a um Sistema Municipal de Educação do Centro-Oeste brasileiro. O texto objetiva compreender como, ao longo do período de isolamento social cumprido durante a pandemia, as professoras do município configuraram subjetivamente desafios e enfrentamentos sobre quatro dimensões do trabalho docente, a saber, 1. Docência na Educação Infantil; 2. Organização curricular e a Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil, BNCC/EI; 3. O processo de avaliação das aprendizagens e a documentação pedagógica e 4. As relações entre instituição educativa e família. Com base no aporte teórico-epistemológico-metodológico da Teoria da Subjetividade e da Epistemologia Qualitativa, de González Rey, considera-se o sistema educacional constituído em uma multidimensionalidade na qual se integram processos sociais e individuais, nos quais as pessoas produzem aspectos simbólico-emocionais, os sentidos subjetivos. Acredita-se que as desigualdades sistêmico-estruturais só podem ser enfrentadas com uma perspectiva compreensiva em que se articule, em unidade, essa complexidade na dinâmica temporal dos acontecimentos vivenciados nesse contexto.El capítulo trata de la producción relacionada con el proyecto de investigación más amplio desarrollado por el Grupo de Pesquisa em Educação Infantil e Subjetividade – GPEIS, que ocurre de 2019 a 2022 en un Sistema Municipal de Educación en el Medio Oeste de Brasil. El texto pretende comprender cómo, a lo largo del período de aislamiento social cumplido durante la pandemia, los profesores del municipio configuraron subjetivamente desafíos y enfrentamientos en cuatro dimensiones del trabajo docente, a saber: 1. La enseñanza en la Educación Infantil; 2. La organización curricular y la Base Curricular Nacional Común para la Educación Infantil, BNCC/EI; 3. El proceso de evaluación de los aprendizajes y la documentación pedagógica y 4. El proceso de aprendizaje. Las relaciones entre la institución educativa y la familia. A partir del aporte teórico-epistemológico-metodológico de la Teoría de la Subjetividad y Epistemología Cualitativa de González Rey, se considera que el sistema educativo se constituye en una multidimensionalidad en la que se integran procesos sociales e individuales, en los que las personas producen aspectos simbólico-emocionales, los significados subjetivos. Se considera que las desigualdades sistémico-estructurales sólo pueden ser abordadas con una perspectiva integral en la que se articule, como una unidad, esta complejidad en la dinámica temporal de los acontecimientos vividos en este contextoapplication/pdf125-137poropenAccesssubjetividadpandemiaeducación infantilsistema educativo municipalSubjetividade e ação docente na Educação Infantil: um sistema municipal brasileiro em tempos de pandemiaSubjetividad y acción docente en la educación infantil en Brasil: investigación en un sistema municipal brasileño en tiempos de pandemiabookPartAutores